683b6f58-616f-4cd5-8397-31014c67ec3e.jpeg
Novo Ensino Médio

No conjunto de mudanças que é resumidamente nomeado como “Reforma do Ensino Médio”, subjaz a visão de que, nessa etapa da Educação Básica, os alunos vislumbram novos desafios e anseiam direcionar suas potencialidades (cognitivas e socioemocionais) para enfrentá-los. O Colégio LUMBINI, reconhecendo esse cenário contemporâneo, busca se aproximar da realidade desses estudantes e atender às demandas da sociedade, tornando a aprendizagem mais significativa e contextualizada.

A proposta pedagógica

A proposta pedagógica do Novo Ensino Médio foi elaborada de modo a traduzir a concepção geral de cada área, em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNs), nossos princípios norteadores podem ser assim resumidos: educação mais conectada com o mundo atual; maior enfoque no protagonismo do aluno; formação voltada para o mundo do trabalho e a vida em sociedade; possibilidade de escolha na área de maior interesse e desenvolvimento do projeto de vida. Para atender a tais princípios, a carga horária foi dividida em duas frentes: a Formação Geral e os Itinerários Formativos, os quais permitem acolher as diferentes juventudes e suas predileções.

Em meio a um cenário educacional que impõe novos desafios, o LUMBINI emprega nesta proposta pedagógica para o Novo Ensino Médio toda sua experiência e ousadia. É desse modo que continuaremos contribuindo com a construção do projeto de vida de tantos jovens, criando plenas condições para que possam escolher a universidade em que desejam ingressar, mas não apenas isso. Se é importante formar cidadãos aptos a relacionar a teoria e a prática em cada área do conhecimento, é também urgente promover o desenvolvimento dos melhores valores humanos para nosso convívio social.

LEARNINGBOOK1.png