top of page
WhatsApp Image 2024-08-16 at 15.31_edite
Ensino Fundamental Anos Iniciais

Do 1º ao 5º ano, nossa metodologia vai introduzir o aluno nas matérias e assuntos mais complexos do que nos estágios anteriores. Estes assuntos serão sempre retomados no decorrer do ano, mas sendo melhor explorados. Assim, vamos deixar o aluno preparado para o próximo passo nos estudos.

Proposta Pedagógica

I) Pressupostos gerais Sabemos que falar em educação hoje é pensar em três aspectos principais: • Formação de valores que devem ser ensinados aos alunos, vivenciados e cobrados na aplicação em sua vida cotidiana. • Busca de informações em diversas fontes: livros impressos e digitais, internet, diferentes suportes eletrônicos, troca de conhecimento com colegas e adultos, etc. • Uso das informações de maneira reflexiva e crítica, em prol de uma vida social mais democrática, justa, inclusiva e igualitária. As diretrizes teóricas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular balizaram nossa reflexão sobre o aluno que queremos formar e as habilidades necessárias que ele deverá desenvolver ao fim do primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A formação do aluno passa, necessariamente, pela formação de um sujeito que se responsabiliza por suas escolhas, expressa-se com argumentos, percebe a diversidade como possibilidade de ampliação de conhecimento e repertório, busca estratégias coletivas para a resolução de problemas, compromete-se com as questões sociais e humanitárias e está preparado para atuar com a dinâmica das informações e mudanças na sociedade contemporânea. Com isso, o currículo apresentado visa promover o acesso dos alunos ao conhecimento historicamente construído e às aprendizagens essenciais ao desenvolvimento social, afetivo e intelectual. Assim, o processo educativo escolar deve contemplar alguns aspectos essenciais: • As competências e habilidades previstas para cada ano escolar. • O contexto em que a escola está inserida e sua realidade. • Os interesses, as motivações e as necessidades do aluno e de sua comunidade escolar. • O protagonismo das pessoas que estão na escola. • A formação de valores e atitudes responsáveis em relação ao outro e ao ambiente. Ao considerar tais questões, entendemos o currículo como uma referência, ou seja, ele não se encerra em seus princípios, uma vez que está sujeito ao contexto em que se concretiza. É dinâmico, inacabado, flexível e socialmente construído por muitas mãos. Por isso, este material apresenta outros suportes de trabalho, como uma matriz de projetos e, para o 1o ano, Textos para leitura fruição (consulte o Caderno do Professor para mais detalhamento). Ao estruturar o currículo e as propostas de trabalho, não podemos esquecer os destinatários deste material: crianças que ingressam no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com suas particularidades, desenvolvimento, expectativas, motivações e repertórios. Geralmente, essa nova etapa da escolarização representa para os alunos um desafio e uma conquista. Portanto, a escola deve entender que esse momento de ingresso requer a adoção de ações que contemplem acolhimento, adaptação e socialização dos alunos. A formação integral do aluno A proposta socioemocional apresentada neste material foi elaborada com base em dois referenciais: perfil do aluno Anglo e competências socioemocionais indicadas pelo Casel para promover a formação integral dos alunos. Esses referenciais estão alinhados às Competências Gerais indicadas na Base Nacional Comum Curricular e visam promover o desenvolvimento dos alunos articulando-se na construção de conhecimentos, na progressão de habilidades e na formação de atitudes e valores – elementos essenciais do processo de ensino-aprendizagem.

- Material didático - Sistema Anglo de Ensino

- Plataforma - Plurall

- Eduall - Rumo ao Bilíngue / 3 aulas de inglês semanais

- MentalUp - plataforma Gamificada em Inglês

- Mind Maker - Mentes criativas e Pensamento Computacional

- Projeto Leitura FTD - 4 livros paradidáticos

- Matific - Plataforma de games de matemática

- Vulpes - Assessoria Esportiva

- ETEF - Educação financeira e Inteligência Emocional

- Musicalização

Aulas extras - Opcionais

- Judô / Jiu-Jitsu

- Ballet / Street Dance

- Ginástica Rítmica

- Dança do Ventre

- Xadrez

- Futsal / Basquete

- Coral / Aula de Canto

- Violão

bottom of page