Educação Infantil
A infância é o período de maior importância na formação da criança como integrante de uma sociedade e o Sistema Anglo de Ensino compreende que a educação tem papel fundamental neste trajeto. Todo o material é voltado para incentivar o aluno a interpretar o assunto por diferentes pontos de vista, criando um senso crítico mais apurado e inteligente.
Proposta Pedagógica
O material foi planejado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e tem como eixos norteadores as interações com o meio e com o outro e as brincadeiras (DCNEI, art. 9º-), garantindo que, por meio da vivência de experiências diversas, sejam promovidas aprendizagens significativas, que façam sentido para as crianças e que possam ser recuperadas na vivência de outras situações semelhantes, alavancando o desenvolvimento. Um dos pontos referenciais é o entendimento da criança como alguém que experimenta o mundo, é ativa e curiosa. Por isso as brincadeiras são um dos eixos que norteiam a formulação das proposições do material. É por meio delas que as crianças expressam sentimentos e valores, podem tomar decisões, repetir ações que lhes dão prazer, usar diferentes linguagens, explorar o corpo e os sentidos, manipular objetos, vivenciar situações imaginárias, etc. Em outras palavras, brincar é a experiência fundamental do ser criança, e, por isso, deve ser valorizada na escola e integrada a todas as demais atividades. As experiências educativas planejadas para o material também pressupõem continuidade, pois os alunos dessa faixa etária aprendem por aproximações sucessivas e precisam de tempo para retomar uma atividade iniciada em outros momentos e se apropriar de procedimentos, reexperimentar o uso de materiais utilizados anteriormente e sistematizar conhecimentos. Para isso é necessário que haja tempo para uma aproximação permanente de determinadas práticas. Também foram pensadas sequências de atividades com grau crescente de dificuldade, sempre mediadas pelo professor, que, por meio da avaliação processual, buscará compreender quais conquistas já foram alcançadas pelos alunos e encaminhar atividades que contemplem processos mais avançados, ainda coadunados com os que estejam em desenvolvimento e os já consolidados. Assim, o conjunto de atividades do material, tanto as materializadas no Caderno do Aluno como as sugeridas no Manual do Professor, poderá ainda ser ampliado por outras selecionadas pelo professor ou criadas pelos próprios alunos, construindo-se um percurso particular para cada turma que utilizar o material. Para o desenvolvimento das atividades, são sugeridos quatro momentos: • Aproximação: introdução dos alunos, por meio de questão desafiadora ou prática, ao tema ou assunto da atividade que será proposta, verificando as reações, as questões e os comentários dos alunos, e interagindo com eles. • Apresentação e realização: exposição da dinâmica e dos procedimentos da atividade – se necessário com acompanhamento individual, num primeiro momento – e desenvolvimento da atividade coletivamente, incentivando os alunos a compartilhar com a turma soluções, respostas e sensações. • Discussão e representação: incentivo da troca de relatos orais, com comparações entre descobertas individuais e coletivas que ocorreram no desenrolar da atividade, e documentação, em registros diversos, do que foi vivenciado e apreendido. • Conclusão e organização: realização de uma síntese com os alunos, em roda de conversa, considerando o que aprenderam e identificando possíveis novos focos de interesse. Durante todo o processo, o professor também deve, sempre que possível, fazer registros por meio de fotos e filmagens das ações realizadas. Em síntese, a prática pedagógica que baliza o material centra-se no processo de aprendizagem das crianças e, nesse sentido, valoriza a diversidade de experiências propostas para que ocorram o desenvolvimento gradual do aprendizado e a sua sistematização natural.
- Material didático - Sistema Anglo de Ensino
- Plataforma - Plurall
- Eduall - Rumo ao Bilíngue / 3 aulas de inglês semanais
- MentalUp - plataforma Gamificada em Inglês
- Mind Maker - Mentes criativas e Pensamento Computacional
- Projeto Leitura FTD - 4 livros paradidáticos
- Matific - Plataforma de games de matemática
- Hora da História
- Cultura Japonesa
- ETEF - Educação financeira e Inteligência Emocional
- Culinária
- Teatro
- Musicalização
Aulas extras - Opcionais
- Judô / Jiu-Jitsu
- Ballet
- Ginástica Rítmica
- Dança do Ventre
- Street Dance
- Xadrez
- Futsal / Basquete